Ter uma piscina em casa é sinônimo de atenção constante, principalmente se você tem crianças e animais em casa. A distração é a maior causa dos afogamentos e acidentes em piscinas. Por isso é importante sabe como evitar acidentes na piscina.
Embora as crianças entre 1 a 9 anos estejam mais propensas a sofrerem acidentes em piscinas, os adultos e os anmais não estão fora de risco. E apesar da piscina ser a maior diversão, principalmente no verão, é importante redobrar a atenção.
Separamos uma lista com diversas dicas para que você possa evitar acidentes na piscina:
- Cerque sua piscina: Evite o acesso à piscina quando ela não estiver sendo usada
- Capa de proteção: Use capa de proteção para evitar que alguém caia na piscina quando ela não estiver sendo usada.
- Desligue a bomba: Evite utilizar a piscina com a bomba ligada.
- Não corra: Os pisos próximos à piscina são escorregadios e podem ocasionar quedas.
- Não beba: Álcool e piscina não combinam. O álcool reduz os reflexos, ameaçando a sua segurança e a de outros banhistas. E não leve copos ou utensílios cortantes para perto da piscina. Eles podem se quebrar e/ou cortar algum banhista.
- Aprenda a nadar: Antes de se aventurar em uma piscina, aprenda a nadar para evitar possíveis riscos.
- Atenção ao mergulhar: Ao mergulhar de cabeça, podem ocorrer colisões graves com a piscina ou com outros banhistas.
- Nade acompanhado: Nadar sozinho é perigoso, mesmo com a presença de salva-vidas ou com o uso de boias. Os salva-vidas podem não chegar a tempo e as boias podem esvaziar, escorregar ou até mesmo virar.
- Conheça seus limites: Fique apenas na profundidade em que você se sinta confortável e possa sair com rapidez e segurança, caso precise.
- Evite brincadeiras violentas: Brincadeiras violentas podem levar a contusões graves e possível afogamento.
- Ralo de Sucção: Evite nadar muito perto dos ralos de sucção, pois eles podem prender um banhista pela roupa ou pelos cabelos.
- Cuidado com armadilhas submersas: Se algum item da piscina estiver quebrado ou faltando, a piscina deve ser interditada imediatamente.
E o que fazer em caso de acidentes?
– Mantenha um telefone próximo da piscina para acionar os bombeiros em caso de emergências.
– Sempre mantenha o equipamento básico de salva-vidas próximo das piscinas e aprenda a usá-lo. Boias e cordas são especialmente recomendadas.
Acidentes ou afogamentos podem e devem ser prevenidos e com essas dicas, os banhistas podem se divertir sem preocupação.
Conheça essas e outra dicas importantes em nossos artigos. Entre em contato com a Piscinas Planalto (31)3441-4314/ (31)99836-7478 WhatsApp ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e peça seu orçamento para construir uma linda piscina de vinil em sua casa, com toda segurança possível!